cevrm

CEVRM

O CEVRM, Centro de Excelência para a Valorização dos Recursos Mediterrânicos, S.A. é um dos projetos âncora da EEC Valorização dos Recursos Silvestres do Mediterrâneo e funciona como um pólo de dinamização do meio rural, apostando na investigação aplicada e na transferência de conhecimento entre a comunidade cientifica e os produtores, através de atividades de experimentação/investigação, formação, demonstração prática e extensão rural, serviços de consultoria, acompanhamento e apoio técnico aos produtores e empresas do setor agrícola, florestal, agroalimentar e turístico aplicada aos recursos silvestres. Esta empresa atua ainda na organização da oferta e no apoio ao empreendorismo, aspetos considerados essenciais para o sucesso da EEC. Com a constituição do CEVRM pretendeu-se essencialmente assegurar valências através de linhas de atuação ligadas à inovação tecnológica, ao apoio ao desenvolvimento económico e processamento e transformação. 

A execução das atividades consignadas no âmbito da linha de atuação do CEVRM é, em parte, candidatada aos sistemas de incentivos nacionais através dos programas nacionais do QREN e a outros sistemas de cooperação transfronteiriços e projetos de desenvolvimento com parcerias entre entidades de referência na Europa. 

No que concerne à inovação tecnológica, pretende-se implementar o aperfeiçoamento e divulgação de técnicas de produção, conservação e transformação dos recursos silvestres mediterrânicos e a investigação e demonstração sobre aplicações não convencionais destes recursos. 

Quanto ao apoio ao desenvolvimento económico, é concretizado através da elaboração de estudos do mercado potencial destes recursos, da organização de estratégias de concentração da oferta para os diferentes recursos em estudo, do reforço de sinergias entre produtores, da realização de ações de formação sobre criação de negócios, marketing, de boas práticas de gestão e comercialização, do incentivo e apoio à certificação em modo de produção biológico ou outro tipo de potenciação qualitativa do produto, da elaboração de estudos de marketing para os diferentes produtos e definição de marca conjunta, da criação e divulgação de uma bolsa de ideias de negócios baseados na exploração dos recursos florestais não lenhosos. 

No que respeita ao processamento e transformação, o mesmo é feito pela implementação de um centro de recolha de cogumelos silvestres, plantas aromáticas, medicinais e condimentares e pelo processamento, embalamento e comercialização do centro multifuncional de processamento de recursos silvestres. 

No campo da comercialização, a empresa está ainda envolvida na criação de uma loja para a divulgação e comercialização de produtos silvestres inseridos na EEC PROVERE, assim como produtos tradicionais do território, contando com a participação e colaboração próxima de todos os produtores e entidades parceiras envolvidas.